O que é a Brinquedoteca?
A brinquedoteca física possui material para suas diversas atividades, dentre eles: materiais de papelaria, como: diversos tipos de papéis; massa de modelar e outros; diversos tipos de lápis, canetas, pincéis, gizes, etc.; equipamentos como data show, som, aparelho de DVD; Jogos didáticos e pedagógicos; Fantasias para a contação de histórias; livros infantis, músicas e histórias. .
Nas atividades desenvolvidas pela Brinquedoteca Virtual, há a sugestão do uso de equipamentos, materiais, brinquedos pedagógicos adquiridos e também a partir de sucatas para o desenvolvimento de jogos e demais concepções pedagógicas, além da interação em ambiente virtual de aprendizagem para profissionais da educação e acadêmicos.
Importância da Ludicidade
É brincando que a criança percebe melhor o mundo, descobre os seus mistérios, constrói suas hipóteses, enfim, constrói seu conhecimento. A atividade lúdica integra momentos de aprendizagem e possibilita a criança vivenciar diversos papéis e compreender a sua realidade. As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade.
Objetivos
A Brinquedoteca visa propiciar aos alunos do curso de Pedagogia um espaço de investigação no exercício de sua prática. É com a oferta da Brinquedoteca, na concepção de laboratório ensino-aprendizagem, que a educação se fortalece como ciência, pois nele é possível estudar, discutir, analisar, explorar, praticar e pesquisar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Brinquedoteca como modelo de Espaço Pedagógico
A Brinquedoteca além de laboratório do curso, pode servir de modelo para a implantação deste espaço pedagógico, que é um direito da criança, tanto no ambiente hospitalar, quanto no escolar, que possibilita à criança brincar e aprender em um ambiente prazeroso. Além disso, pode servir de sugestão de serviço aos diversos ambientes Kids, vinculados ao comércio em restaurantes e lojas.
Metodologia
A partir do processo de desenvolvimento das investigações realizadas na Brinquedoteca, busca-se oferecer um espaço para a promoção de Oficinas a serem aplicadas na prática pedagógica. Caracterizam-se “como uma estratégia do fazer pedagógico, em que o espaço de construção e reconstrução do conhecimento são as principais ênfases. Na prática docente a metodologia da oficina pode se estruturar em aulas expositivas, com a condução de discussão e trabalhos em grupo. A Brinquedoteca pode ser utilizada conforme definição nos planos de ensino das disciplinas pedagógicas. Seu uso é acompanhado dos professores ou tutores do curso, de acordo com a proposta de trabalho pré-estabelecida.
Materiais e equipamentos
A brinquedoteca física possui material para suas diversas atividades, dentre eles: materiais de papelaria, como: diversos tipos de papéis; massa de modelar e outros; diversos tipos de lápis, canetas, pincéis, gizes, etc.; equipamentos como data show, som, aparelho de DVD; Jogos didáticos e pedagógicos; Fantasias para a contação de histórias; livros infantis, músicas e histórias. Nas atividades desenvolvidas pela Brinquedoteca Virtual, há a sugestão do uso de equipamentos, materiais, brinquedos pedagógicos adquiridos e também a partir de sucatas para o desenvolvimento de jogos e demais concepções pedagógicas, além da interação em ambiente virtual de aprendizagem para profissionais da educação e acadêmicos.
Forma de Atendimento
O atendimento na Brinquedoteca física será prestado conforme cronograma para os alunos da EaD. Em dias agendados, a tutoria presencial desenvolve as atividades na brinquedoteca, em grupos de trabalho de no máximo 25 alunos. O atendimento na Brinquedoteca virtual será prestado por meio de vídeo explicativo e as dúvidas serão sanadas com a tutoria presencial de cada polo. A tutoria presencial estará disponível em cada Polo para trabalhar com os alunos, sempre que necessário.